5 dicas para facilitar o agendamento cirúrgico

Qual a importância do agendamento cirúrgico?

O agendamento cirúrgico é uma parte essencial do atendimento de pacientes em casas de saúde. Isso porque a forma como esse processo ocorre pode impactar significativamente na imagem que as pessoas têm desses locais. Afinal, marcar um procedimento envolve também a administração dos hospitais e clínicas, descrição e transcrição de dados técnicos, e a verificação dos itens disponíveis para a operação, como banco de sangue, laboratório, próteses, entre outros. 

É muito importante ter em mente que a marcação também deve ser feita com cuidado e atenção, pois, caso não seja bem conduzida, vários riscos estão envolvidos. Erros no agendamento cirúrgico podem levar, por exemplo, ao implante de um material incorreto, realização do procedimento em órgão com lateralidade incorreta, cancelamentos e suspensões que poderiam ter sido evitadas, e perda de dia de trabalho do paciente e acompanhante. Todavia, existem algumas maneiras de tornar esse processo mais seguro e eficaz.

O agendamento é uma parte fundamental na realização de uma cirurgia. | Foto: Pixabay.
O agendamento é uma parte fundamental na realização de uma cirurgia. | Foto: Pixabay.

Além disso, para ter um agendamento eficiente, e que agrade os pacientes, é importante pensar em diversos elementos. Nesse sentido, podemos dizer que existem algumas ferramentas que podem ser adotadas para que o agendamento de cirurgia seja mais lucrativo, produtivo e seguro. As principais dicas envolvem a revisão das solicitações, as responsabilidades relacionadas, a adoção de algumas práticas e a operacionalização do agendamento de cirurgia. 

Por que fazer a operacionalização do agendamento cirúrgico?

Antes de mais nada, conforme dito, a operacionalização do agendamento cirúrgico é uma das principais dicas para que tudo ocorra da melhor forma possível na hora de marcar um procedimento cirúrgico. A automatização da solicitação da operação contribui para uma melhor gestão do tempo e produtividade. Além disso, existem outras vantagens nessa prática.

A automatização do processo de marcar cirurgias pode incluir uma agenda online que une todos os profissionais do hospital ou da clínica que estão responsáveis pelos agendamentos. O uso de um sistema tecnológico também pode reduzir gastos com secretarias e trazer agilidade e rapidez no atendimento.

Outro ponto positivo que pode ocorrer em decorrência da implementação dessa tecnologia é a segurança. Como já dito, em empreendimentos de saúde, é fundamental pensar sempre na segurança dos pacientes. Com essa tecnologia, o risco de erros e falhas que possam gerar consequências graves diminui bastante. 

 

Certamente, uma das principais vantagens da adoção de um software é a visibilidade positiva que este pode trazer para a casa de saúde. Com um sistema de agendamento cirúrgico moderno, eficiente e mais rápido, vários clientes podem surgir em busca desse atendimento eficaz. Assim, esse aprimoramento na gestão hospitalar pode fazer com que o seu negócio alcance visibilidade e, consequentemente, crescimento.

5 dicas para facilitar o agendamento cirúrgico

Existem algumas dicas que podem ser muito úteis e tornar o agendamento cirúrgico mais bem-sucedido. No entanto, é essencial estar disposto a implementar algumas mudanças para que realmente ocorra uma otimização nesse processo, tornando-o mais fácil, rápido, prático, seguro e lucrativo. 

1. Revisão das solicitações feitas pelos pacientes

Para que uma pessoa marque um procedimento cirúrgico, é necessário que uma série de protocolos sejam seguidos. Assim, alguns dos passos importantes são: conferir os documentos, realizar a revisão técnica, checar as cotações, as autorizações e tudo que envolve a pré-internação do paciente.  Após essas etapas, e a revisão de todas as solicitações, a cirurgia estará encaminhada.

2. Responsabilidades no processo

Além de todos os estágios de checagem citados na dica anterior, também é importante entrar em consenso e definir as responsabilidades de todas as pessoas que estão envolvidas nesse processo. Feito isso, é importante que todas as obrigações e funções sejam devidamente documentadas para evitar possíveis transtornos que possam ocorrer no futuro.

3. Adoção de práticas mais eficientes

É sempre importante que exista uma preocupação com a qualidade dos atendimentos em hospitais, clínicas e outras empresas de saúde. Para isso, é essencial prestar atenção no tempo gasto durante todo o processo de agendamento, na limpeza da sala de operação, e entre um procedimento e outro. O bom desempenho é consequência do quanto o atendimento agrada e atende às necessidades dos clientes ,e da redução de custos operacionais.

4. Automatização da solicitação do procedimento cirúrgico

Sem dúvida, essa é uma das dicas mais preciosas de todas! Como já falado no começo do texto, a operacionalização do agendamento cirúrgico é fundamental para o sucesso da sua empresa de saúde. Isso porque a adoção de uma tecnologia reduzirá custos e trará agilidade, produtividade e segurança para o agendamento cirúrgico. A automatização pode estar presente em todo processo e impactar positivamente no futuro do seu negócio.

5. Aprimore o seu agendamento cirúrgico com um software

Para que o uso de um sistema tecnológico realmente faça a diferença e seja eficiente, é necessário que o software utilizado seja adequado e traga grandes contribuições e inovações para o seu centro cirúrgico. 

Para isso, a SurgeMap é a solução ideal! A empresa busca reduzir o desperdício de tempo e de recursos em cirurgias. Com a SurgeMap, é possível otimizar a gestão dos centros cirúrgicos, tendo agendamentos mais eficientes, a equipe mais produtiva e os custos reduzidos significativamente. 

As principais vantagens da SurgeMap são: assertividade- os dados são cadastrados diretamente no mapa final, sem perda na transcrição; diminuição de gastos- pela melhora na produtividade dos profissionais, maior eficácia nos agendamentos das cirurgias e pela diminuição dos custos com almoxarifado e estoque; rentabilidade- há uma redução no número de procedimentos que são desmarcados, aumentando a rentabilidade do centro cirúrgico em questão.

A empresa oferece para os centros cirúrgicos diversos itens, dentre os quais, podemos destacar: mapa de agendamento cirúrgico, configuração de dias e horários de funcionamento das salas, configuração de múltiplas salas de um mesmo centro, e múltiplos centros de uma mesma empresa, status das cirurgias, alerta de bloqueio automático em situações em que os agendamentos estão previstos para horários não mais disponíveis, cadastro de profissionais da saúde e gestores com distintas permissões de acesso, acesso a bancos de dados, entre outros.

Caso você queira ter todos esses benefícios relacionados ao agendamento, saiba mais sobre a SurgeMap e as principais vantagens do uso desse software em centros cirúrgicos. Acesse nosso site, confira informações, e solicite seu contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.