A fim de otimizar o processo cirúrgico, indicadores de eficiência são implementados. Os indicadores frequentemente são representados por variáveis numéricas, cujas unidades podem ser simbolizadas por números absolutos, taxas, coeficientes, percentual e a relação entre eventos.
De forma geral, eles são usados para medir a eficiência da organização hospitalar e abrangem também indicadores de processos administrativos e de especialidades clínicas e cirúrgicas.
Neste artigo, vamos explicar o que são indicadores de eficiência, quais são as suas funções e benefícios dentro dos centros cirúrgicos. Além disso, vamos mostrar outros tipos de indicadores importantes que são usados para melhorar o desempenho das empresas. Confira!

O que são indicadores de eficiência?
O indicador de eficiência permite que sejam detectados desperdícios de recursos que reduzirão sua produtividade. Quanto maior a métrica, maior a qualidade da empresa.
A eficiência tem foco no processo e reflete indiretamente nos clientes. Alguns pontos que interferem nos indicadores de eficiência são:
- Horas de trabalho por produto produzido;
- Quantidade de dinheiro gasto para a execução de determinada atividade;
- Quantidade de horas paradas de uma máquina ou equipe.
Quais os tipos de indicadores de eficiência?
Falando sobre indicadores de eficiência na equipe hospitalar, a importância desse requisito está relacionada à avaliação dos processos, custos e utilização dos recursos da instituição. Seja em cirurgia ou no funcionamento geral do hospital, os indicadores de eficiência ajudam no controle e na gestão com o objetivo de manter um bom desempenho.
Veja a seguir alguns indicadores de eficiência mais apresentados em especialidade clínicas e cirúrgicas.
Ticket Médio
Trata-se de um indicador financeiro que geralmente calcula a relação entre faturamento total e o movimento individual de internação clínica ou cirúrgica dos avaliados. A análise do resultado desse indicador aponta o aumento ou decréscimo do faturamento bruto em função dos preços praticados.
Margem de Contribuição
Permite medir o que sobra da receita obtida através do valor faturado por conta hospitalar após retirar o valor dos gastos variáveis, este indicador é composto por custo e despesas variáveis. No entanto, só é possível apurar este resultado em um hospital com um bom sistema de custos implantado.
Taxa de Movimento Cirúrgico
O centro cirúrgico é um setor altamente complexo devido aos equipamentos e tecnologias, disponibilidade e variação de especialidades envolvidas, risco intrínseco ao paciente, logística de funcionamento entre outros.
Mensurar o resultado de indicadores de desempenho hospitalar neste setor garante identificar necessidade de adequação na oferta e demanda, permite desenvolver ações estratégicas para melhorar o resultado obtido, se for necessário, e consequentemente reconhecer quais especialidades são responsáveis pelo maior número de procedimentos realizados no período.
Taxa de Internação a partir do Pronto Socorro
Este indicador verifica o papel do Pronto Socorro na demanda de internação do Hospital, complexidade dos casos atendidos, perfil clínico dos pacientes – severidade, faixa etária, comorbidade -, além de especialidades mais procuradas.
Alta até as 11 Horas
Trata-se de um indicador de produtividade. Deve ser utilizado mediante protocolos para alta hospitalar definidos e validados pelas especialidades. Bons desempenhos garantem organização e possibilidade de maior rotatividade dos leitos, aumentando ticket médio e faturamento da instituição e avaliados.
Média de Permanência
Este indicador avalia o tempo que o paciente permanece internado e está associado às boas práticas clínicas. Sob a perspectiva do paciente é um indicador de efetividade, já na perspectiva do hospital ou da fonte pagadora é um indicador de eficiência.
6 benefícios dos indicadores de eficiência para o centro cirúrgico
Os indicadores de desempenho, mais especificamente de eficiência, têm ampla aplicação em um hospital. Eles podem ser utilizados em todas as rotinas administrativas, no controle de compras de insumos e dos estoques etc.
Além disso, eles também podem estar diretamente relacionados às atividades de prestação do serviço médico, como a análise do fluxo de pacientes, a avaliação dos atendimentos, os períodos médios de alta e a identificação de características populacionais.

Especificamente no centro cirúrgico, a sua utilização é essencial. Essa é uma das áreas mais representativas em uma instituição de saúde. Afinal, é onde ocorrem os procedimentos que podem fazer toda a diferença na situação dos pacientes, bem como um dos principais geradores de receitas e custos.
Justamente por apresentar essa importância, muitos esforços devem ser concentrados em melhorar o seu gerenciamento. Quando os indicadores de eficiência são aplicados no centro cirúrgico, diversos benefícios são notados, como:
- Obter informações que auxiliam em tomadas de decisão;
- Contribuir com planejamentos estratégicos;
- Visão mais crítica do negócio;
- Distribuir e fazer um melhor uso dos recursos;
- Evitar e eliminar erros;
- Melhorias contínuas no processo.
Como implementar os indicadores de eficiência na equipe de centro cirúrgico?
Os indicadores podem ser aplicados a qualquer tipo de negócio. Porém, quando falamos sobre centro cirúrgico, vimos que eles podem desempenhar um papel significativo.
Para saber quando e como implementar indicadores de eficiência na equipe de centro cirúrgico, a dica é monitorar a empresa, nesse caso o hospital. Os indicadores devem estar 100% relacionados com os objetivos da sua empresa, por isso é importante que você tenha noção dos pontos fracos e fortes do funcionamento hospitalar.
Lembre-se de que ao implementar os indicadores de eficiência, eles devem apresentar as seguintes funções:
- Ser utilizados para tomar decisões;
- Ser um ponto estratégico;
- Ter aderência ao negócio da empresa;
- Ter relevância em todos os níveis e setores;
- Ser baseado em dados confiáveis e mensuráveis;
- Servir como insumo para um plano de ações.
Tendo em mente o que eles devem desempenhar e quais as funções deles para o dia a dia do hospital, você saberá exatamente a forma como eles devem ser implementados.
Outros tipos de indicadores importantes
Além dos indicadores de eficiência, para ajudar você a estruturar esse acompanhamento na sua empresa, separamos os 5 indicadores mais utilizados. Confira:
Indicador de Segurança/Qualidade
Esse indicador é essencial para não causar danos à saúde ou integridade física dos clientes, por exemplo. Uma forma simples de mensurar, é realizando inspeções e controles dos produtos finais, produção, matérias-primas e também dos pontos críticos de controle. É importante verificar se as medidas de segurança e exigências de certificações e normas nacionais e internacionais estão sendo atendidas.
Indicador de Eficácia
A eficácia mede o grau de atingimento dos resultados. Ou seja, os indicadores de eficácia têm foco no produto e no resultado obtido e estão diretamente relacionados à satisfação dos clientes. Justamente por isso é que se relacionam mais com questões como atendimento, satisfação, pontualidade, confiabilidade etc.
Indicador de Efetividade
A efetividade nada mais é do que a junção da eficácia com a eficiência. Esse indicador apresenta as consequências de um produto ou serviço. Esses indicadores conseguem mensurar se os objetivos propostos foram alcançados. Ou seja, uma empresa efetiva desempenha processos que resultam em bons resultados aos clientes, com redução de custo e aumento de lucratividade.
Indicador de atendimento
O indicador de atendimento é o que mostrará se sua empresa está realmente cumprindo com o que promete ao oferecer determinado produto ou serviço ao consumidor. Um fator muito importante aqui é a necessidade do processo de um acompanhamento bem próximo com o cliente.
Sabe aquela história de que o melhor índice de satisfação do seu cliente é a indicação boca a boca? Pois é, monitorar o indicador de atendimento é muito importante para saber o que seus clientes pensam de você.
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