Nosso Blog

Saiba como administrar o centro cirúrgico

A administração, em qualquer setor, comercial ou não, é muito importante para a gestão e sucesso de um negócio. Sendo assim, para a administração do centro cirúrgico é muito importante  a eficiência e bom andamento dos procedimentos cirúrgicos além do bom atendimento e cuidado dos cirurgiões, a administração também promove uma sensação de bem estar e segurança a clientes e pacientes, tornando seu centro cirúrgico uma referência no ramo.

Um centro cirúrgico bem administrado será um diferencial no seu dia a dia hospitalar, melhorando seu trabalho e auxiliando a equipe. É uma ferramenta importante de um bom trabalho e satisfação pessoal e profissional.

Saiba como administrar o centro cirúrgico. | Foto: Freepik.

Administrar um centro cirúrgico requer muito cuidado e atenção. Para além dos conhecimentos nos procedimentos cirúrgicos realizados, será necessário conciliar com os conhecimentos sobre gestão de centros cirúrgicos.

Neste texto, você obterá dicas de gestão e funcionamento que poderão ser aplicadas em um centro cirúrgico para a melhoria e consolidação de seu negócio. Confira!

Qual a importância de uma boa administração do centro cirúrgico? 

A organização do centro cirúrgico será uma potente fonte de confiança de seus clientes e pacientes em seu negócio. Manter uma boa organização lhe previne de problemas, crises ou situações de emergência. Todo o seu negócio deve ter uma cadeia de organização interligada, onde um procedimento não afete o outro de forma prejudicial.

Sendo assim, com uma boa organização, você estará preparado para enfrentar situações adversas. É fato de que uma boa organização auxilia qualquer indivíduo em qualquer situação, no centro cirúrgico o caso é o mesmo, ou até mais relevante, visto que se trata de um trabalho que lida com pessoas e sua própria saúde. Esteja atento a sua auto organização e a forma em que seu centro é administrado.

Como fazer a administração do centro cirúrgico?

Você pode realizar a administração de seu conteúdo de diversas formas. Entre elas, existem gestores especializados, métodos de gestão de negócio e softwares inteligentes que auxiliam na construção de uma boa gestão. A partir disso, você pode analisar e escolher qual a forma que mais se adequa a seu centro cirúrgico. Algumas são mais dinâmicas e intuitivas para aprender  como administrar seu centro cirúrgico – os softwares são bem intuitivos e possuem plataformas que não só facilitam seu aprendizado como no processo de administrar o centro cirúrgico para valer.

Esta função nos centros cirúrgicos  geralmente é delegada aos enfermeiros chefes, que não necessariamente, tiveram uma formação mais aprofundada na gestão de um centro cirúrgico.

É importante encontrar boas ferramentas para uma rápida aprendizagem e dinamismo de uma gestão, para que o centro cirúrgico esteja sempre bem cuidado e administrado.

3 ferramentas para ajudar na administração do centro cirúrgico

1. Plano de negócios 

Para todo objetivo deve existir uma estratégia. Se seu objetivo é ter uma boa administração do seu centro cirúrgico deve-se instituir um   plano de negócio, para guiar seus passos em sua área de atuação. Nele você irá definir objetivos de médio e a longo prazo e estabelecer quais são os melhores caminhos para conquistá-los. O plano é importante pois nele você terá um passo a passo sistematizado do que deve ser feito, além de, a partir dele, conseguir fazer um balanço mais detalhado de falhas, erros e conquistas do seu negócio.

2. Ciclo PDCA

O ciclo PDCA também é uma boa ferramenta de gestão, PDCA são as iniciais das palavras em inglês “Plan”, “Do”, “Check” e “Act”. Seguindo o lema de cada uma dessas palavrinhas a administração de seu centro cirúrgico pode decolar no mundo dos negócios. Vamos aos significados:

Plan (planejar): assim como no plano de negócios, no ciclo PDCA, traçar planos e objetivos é importante para a efetividade da sua gestão. É a partir do “Plan” que você poderá seguir para o próximo passo, o “Do”.

Do (fazer): após planejar seus objetivos, é necessário colocá-los em prática, vem daí a ideia de “fazer”, é executar o que foi planejado da melhor forma possível, visando o bem estar de sua administração.

Check (avaliar): uma fase importante da administração de centro cirúrgico é avaliar e analisar seu desempenho. Importante olhar para seu planejamento inicial e perceber quais metas foram conquistadas, quais foram mais fáceis de serem resolvidas e aquelas que geraram maiores dificuldades na gestão. A partir disso, é possível seguir para o último passo do ciclo.

Act (agir): o último passo é o pontapé inicial para aprimorar a gestão do centro cirúrgico. Depois de estabelecer metas, colocá-las em prática e analisar os pontos altos e baixos da gestão, você poderá agir, colocando o aprendizado que teve em meio a ciclo em prática. Reparando erros e não cometendo os deslizes que cometeu anteriormente. É uma reparação, agir de uma forma melhor que a anterior melhorando sua administração.

3. SurgeMap

Esta é uma das formas mais interessantes e eficientes  de realizar sua gestão. Com o SurgeMap você pode gerir seu negócio de maneira fácil e prática. O SurgeMap é um software desenvolvido para auxiliar o trabalho dos mais variados centros cirúrgicos que desejam uma boa gestão e administração de seu negócio. O SurgeMap, com uma dashboard modernizada, intuitiva e bem construída, ajuda a mudar a visão de dentro dos centros cirúrgicos.

Com integração de processos e com a ajuda via fornecimento de dados gerenciais, o SurgeMap irá otimizar a gestão de seu centro cirúrgico. Com agendamentos e produtividade de sua equipe, o SurgeMap aprimora sua gestão, controla seu almoxarifado e lhe proporciona um menor número de gastos no estoque, por exemplo. Tudo isso sem que mudanças muito radicais sejam necessárias em seu dia a dia hospitalar. O Software será um grande auxílio e, com o tempo, você notará as mudanças na produtividade de sua equipe e entrega de um trabalho ainda melhor.

Adicionar o SurgeMap em seu plano de gestão e administração de seu centro cirúrgico será uma decisão acertada que dará mais dinamismo e produtividade a sua equipe.

Enfim, agora que você já aprendeu técnicas para a administração do centro cirúrgico, é a hora de colocar tudo em prática. Para conseguir otimizar tempo e processos, confira as soluções de SurgeMap e conheça as melhores formas de administração de hospitais.

Esta gostando do conteudo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp