Nosso Blog

Confira os 6 modelos de organização para o centro cirúrgico

Com o avanço da tecnologia e da ciência de forma geral, diversos modelos de organização vêm sendo desenvolvidos por empresas do ramo. Esses diferentes modelos estão diretamente relacionados à existência de diversos propósitos por trás daquela estratégia. Em centros cirúrgicos, os propósitos e estratégias giram em torno da demanda que esse centro possui e também levam em consideração toda a sua estrutura. A partir dessas “novas” exigências de posicionamento no mercado, cada vez mais novos modelos de organização surgirão.

modelos de organização
Conheça os principais modelos de organização para um centro cirúrgico. | Foto: Freepik.

A complexidade dessas instituições independe de tamanho. A necessidade de seguir diversas normas pré-estabelecidas e suprir as políticas de mercado, fazem dos centros cirúrgicos e clínicas médicas, estruturas muito complexas. Portanto, para se manter sempre competitivo no mercado, é imprescindível o investimento em inovação por parte desses centros cirúrgicos e clínicas médicas. Além disso, modelos de organização que buscam cumprir tudo aquilo que a empresa propõe é fundamental para o sucesso do negócio.

Dito isso, a seguir, mostraremos qual a importância de organização no centro cirúrgico e os 6 modelos de organização idealizados para esse ambiente.

Qual a importância da organização no centro cirúrgico?

Os modelos de organização serão os responsáveis por definir o comportamento e estratégias para que se tenha a melhor experiência possível, sendo disponibilizado aos seus clientes e pacientes. Por ser um local que conta com a presença de profissionais de diversas áreas médicas, é necessário um modelo de organização que possibilite práticas e atendimentos dos mais diversos possíveis.

Sem modelos de organização bem elaborados, a gestão desse espaço e dos demais profissionais se torna cada vez mais complexa.

3 vantagens de organizar e gerir o centro cirúrgico

Confira, abaixo, quais são as vantagens:

Conhecer a empresa e os clientes/pacientes

Permite entender cada cliente/paciente de forma exclusiva e gerar um atendimento personalizado, caso necessário. A partir dessa análise de informações do paciente, é possível definir de forma mais organizada os próximos passos a serem seguidos, por exemplo, um agendamento de centro cirúrgico.

Base de dados

Utilizando modelos de organização baseados na coleta de dados dos pacientes, é possível criar um sério diferencial competitivo no mercado. Já que com um banco de dados, é possível realizar diagnósticos mais profundos e precisos, com cada vez menos dificuldade.

Capacidade de análise

A capacidade de análise é uma vantagem que vem junto com as demais, uma vez que conhecendo o paciente e tendo uma base de dados sólida e com boa capacidade de análise, é possível antever lesão e doenças, e começar o tratamento ou prevenção, o quanto antes.

Confira modelos de organização para o centro cirúrgico

Veja, a seguir, quais são:

centro cirúrgico
Confira 6 modelos de organização para centro cirúrgico. | Foto: Freepik.

Atendimento automatizado

Quando adotado o atendimento automatizado como um dos modelos de gestão para centro cirúrgico, existe uma otimização relevante a respeito do agendamento de consultas, por exemplo. Adotando essa prática, garante-se uma padronização do atendimento ao cliente, fazendo com que todos, sem exceção, tenham o mesmo padrão em seus atendimentos.

Wearables

Wearables, ou “vestíveis”, é um dos modelos de organização baseado na utilização de dispositivos que possuem diversas funções de monitoramento de sinais vitais, pressão arterial, pulsação e gasto calórico. Tudo isso é feito através de um software que afere essas medidas em tempo real. Esse modelo de organização tem sido bastante utilizado quando se fala em atendimento remoto ou a distância. A partir dessa coleta de dados, o médico consegue analisar todas as atividades do seu corpo, naquele determinado período de tempo. Com isso, é possível realizar diagnósticos ou pré-diagnósticos, sem a necessidade de uma consulta presencialmente.

Digitalização

Esse é um dos modelos de organização mais presentes nas clínicas médicas, hospitais e centros cirúrgicos. Consiste na transformação de grande parte dos documentos, prontuários, para o digital, abandonando o uso do papel. Com isso, otimiza-se custos de operação, a velocidade dos processos e diversos outros espaços físicos que não precisarão mais existir com a digitalização de boa parte do conteúdo presente neles. O prontuário eletrônico é a prática mais conhecida desse modelo de organização.

Prevenção

Hoje em dia, diversas áreas da saúde têm evoluído de forma a conseguir analisar por meio de pré-disposições familiares, em relação a doenças com histórico na família. Com o auxílio de diversas tecnologias e softwares, esse é um dos modelos de organização que visa a atuação na raiz do problema para que ele não afete o paciente, de uma forma grave. Através disso, é possível fazer diversos diagnósticos precoces e combater a doença desde o princípio, otimizando assim o atendimento do paciente, e também auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças.

Big data

Big Data é um termo inglês que significa “grande conjunto de dados que precisam ser processados”. Este é um dos modelos que se baseia na coleta e processamento de dados de forma rápida e cautelosa. O conjunto de dados de um paciente auxilia, e muito, o profissional a realizar um diagnóstico com informações adicionais. Além disso, um diferencial é o fato do Big Data também auxiliar no tratamento de doenças e para investigá-las.

Atendimento remoto

O atendimento remoto é um dos modelos de organização que mais cresceu durante a pandemia, justamente pela não necessidade do indivíduo se deslocar e, consequentemente, correr o risco de se contaminar. Por isso, muitas pessoas passaram a optar por esse tipo de atendimento. O que permite ao médico avaliar e prover um diagnóstico para um paciente que estava impossibilitado de comparecer presencialmente.

Saiba como a SurgeMap pode ser útil para a organização do centro cirúrgico

A SurgeMap traz ao mercado de clínicas e centros cirúrgicos, a possibilidade da otimização nos agendamentos e a adoção de um sistema de gerenciamento inteligente. Através de um software desenvolvido para integração de processos, a startup se inseriu no mercado de gerenciamento em centro cirúrgico.

Já que a otimização das empresas médicas e a implementação de modelos de organização inteligentes são tendências. Se você se interessou pelo assunto e quer fazer um orçamento ou saber mais informações de como implementar essa tecnologia na sua empresa, acesse o site da SurgeMap. A startup chegou ao mercado com o propósito de otimizar a questão dos agendamentos, diminuir custos de operação e facilitar a gestão de clínicas médicas e centros cirúrgicos. Criando maior controle sobre o dia a dia hospitalar, a SurgeMap irá potencializar o funcionamento da clínica.

Esta gostando do conteudo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp