Nosso Blog

Dicas para reduzir o prazo para liberação de cirurgia

Centros cirúrgicos são lugares com muita correria. Ao mesmo tempo, o prazo para liberação de cirurgia pode ser demorado, dependendo de procedimentos burocráticos, principalmente quando se trata de pacientes de um plano de saúde. 

Isso porque, para que haja a autorização de um processo cirúrgico pelo plano de saúde é necessário que o mesmo passe por uma série de critérios estabelecidos pelo próprio plano e, claro, pela Agência Nacional de Saúde, a ANS, que é vinculada ao ministério da saúde.

Como funciona o plano de saúde para cirurgia?

Como dito anteriormente, a Agência Nacional de Saúde é responsável pelos critérios de autorização de processos cirúrgicos, bem como a fiscalização deles.

Um procedimento cirúrgico não é aprovado pelo plano de saúde quando:

  • A cirurgia não possui ligação com os procedimentos mínimos que corresponde a Rol da ANS;
  • A cirurgia não possui caráter emergencial e esse é solicitado sem uma prévia análise
  • Quando ocorre contenção de custos no hospital;
  • Quando não condiz com o prazo coerente no plano de saúde;
  • Não condiz com o período de carência do plano de saúde.

Além disso, há uma média de 21 um dias uteis, entre prazo para liberação de cirurgia, prazo esse que leva em conta diversas questões como as especialidades e o graus de urgência que, segundo a ANS: “O prazo para atendimento para consultas básicas – pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia – é de até 07 dias úteis. Para todas as outras especialidades médicas, aplica-se o prazo de atendimento de até 14 dias úteis. As consultas com fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional deverão respeitar o prazo de atendimento de até 10 dias úteis. Consultas e procedimentos realizados em consultório por dentistas deverão observar o prazo de 07 dias úteis. Já o prazo para atendimento para cirurgias eletivas é de 21 dias úteis. Os casos de urgência e emergência deverão ser atendidos imediatamente.”

É por essas questões burocráticas (e necessárias) que a ineficiência na gestão desse processo pode afetar diretamente os pacientes e o financeiro de instituições de saúde públicas e privadas.

Uma avaliação feita pela Planisa com 30 hospitais constatou que os centros cirúrgicos dos mesmos utilizam, em média, apenas 38% das suas capacidades operacionais, ou seja, desperdiçam 62% da capacidade total de seus centros cirúrgicos.

Esses espaços não costumam ter agendamento cirúrgico após às 19 horas e quem conhece sabe que é necessário que haja sempre uma sala vazia para atendimento de possíveis emergências, o que pode impactar na ocupação desses centros cirúrgicos, ou seja, no prazo para liberação de cirurgias.

prazo para liberação de cirurgia
O prazo de liberação para cirurgia pode se estender por até 21 dias. Confira mais informações sobre prazo para liberação de cirurgia. | Foto: Freepik.

Dicas para reduzir o prazo para liberação de cirurgia

A otimização desses processos é de extrema importância para o sucesso no atendimento de hospitais, pois o mau funcionamento dos mesmos prejudica não só os centros cirúrgicos, como os processos administrativos de toda clínica ou hospital, incluindo a descrição e transcrição de dados técnicos e verificação dos próprios itens cirúrgicos e técnicos das cirurgias como utensílios, próteses, banco de sangue, laboratório entre outros.

A liberação de uma cirurgia deve ser feita com bastante cuidado, para que não acarrete em nenhuma complicação no processo de internação e cirurgia. Dito isso, é possível adiantar o prazo para liberação de cirurgia, sem comprometer o hospital ou a clínica? Sim.

A seguir, veja algumas dicas operacionais que o ajudarão a agilizar o prazo para liberação de cirurgia e otimizam a performance do hospital e do atendimento ao cliente.

1 – Boa gestão do Mapa Cirúrgico

Um mapa cirúrgico esclarece quantas cirurgias terão em um dia de atendimento, além de mostrar quem entra e quem sai da sala de cirurgia. Essa ferramenta simples, se bem executada, faz toda a diferença na dinâmica da equipe, evitando a falta de agendamento de cirurgias. Com o uso do mapa cirúrgico, também é possível diminuir situações de risco aos pacientes.

2 – Transferir cirurgias 

Transferir cirurgias é a melhor alternativa ao invés de cancelá-las. O cancelamento  de cirurgias implica em um longo processo burocrático para reintegrá-las de volta ao plano cirúrgico, o que gera custos e pode estender o prazo para liberação de cirurgia para até 21 dias úteis.

3 – Revisar as solicitações

Fazer um check-up dos documentos incluindo autorizações, cotações, revisões técnicas e tudo que envolve pré-internação, de forma metódica, é uma forma de agilizar o encaminhamento de processos cirúrgicos.

4 – Utilizar um software para gerenciamento de processos

Obter um software para gerenciamento de processos é a melhor maneira de agilizar o prazo para liberação de cirurgia. 

Com essa tecnologia, é possível organizar o estoque hospitalar, controlar custos e automatizar registros do hospital para o centro cirúrgico. Garantindo, assim, a eficiência da equipe do hospital, agendamentos com fluxo estável e custos reduzidos.

Entre as vantagens de um software para centros cirúrgicos, podemos citar:

  • Registro de informações relacionadas ao agendamento de exames, inclusive com informações da pré-internação e dados referentes à marcação como reserva de UTI, banco de sangue, data e horários de procedimentos;
  • Registro de coleta e classificação de utensílios para centros cirúrgicos e produtos necessários, o que garante a eficiência de outros setores também;
  • Garante o bem estar do paciente, pois com o bom fluxo do hospital a equipe poderá se dedicar mais ao paciente, aumentando a qualidade do serviço prestado.
software centro cirúrgico
Um software pode ajudar na otimização de centros cirúrgicos e autorização de cirurgias. Saiba mais sobre prazo para liberação de cirurgia. | Foto: Freepik.

A Surge Map

A Surge Map é um software que possui uma interface intuitiva e moderna, solucionando os problemas de gestão de diversos centros cirúrgicos com eficácia e segurança, além de aumentar a rentabilidade da clínica ou hospital.

O software da Surge Map oferece:

  • Configuração de dias e horários de funcionamento;
  • Mapa de agendamento cirúrgico;
  • Status das cirurgias com possibilidade de atualização após ligações de confirmação;
  • Configurações de múltiplas salas de um mesmo centro e múltiplos centros de uma mesma empresa;
  • Alerta e bloqueio automático, nos casos de agendamento e horário não disponíveis;
  • Marcação de lateralidade, inclusão de OPME, tipo de anestesia e vários códigos TUSS simultaneamente, durante a solicitação de procedimento;
  • Cadastro de cirurgiões, Instrumentadores, Colaboradores e Gestores com diferentes permissões de acesso;
  • Acesso a Bancos de Dados (TUSS, CID, OPME e descrições personalizadas para os procedimentos).

Com todas essas vantagens, fica mais fácil agilizar o prazo para liberação de cirurgia. Se você tem interesse nesse software de gestão para o seu centro cirúrgico, dê uma olhada no site da Surge Map e confira mais informações sobre o prazo para liberação de cirurgia e solicite seu contato.

Esta gostando do conteudo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp