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Quais os benefícios de usar dashboard de gestão no centro cirúrgico?

dashboard de gestão

O que é um dashboard de gestão?

Você pode se perguntar: O que é um dashboard de gestão? É um painel personalizado para exibir informações atualizadas e extraídas a partir de um determinado banco de dados. Nele, são selecionados os informes mais relevantes a serem pontuados pela empresa.

Ideal para acompanhar a performance, produtividade e otimização dos processos, o dashboard pode ser monitorado em tempo real e com fácil compreensão visual. Além dos dados, é preciso saber como extrair insights e interpretações positivas ou negativas para, a partir destes diagnósticos, implementar planos de ação.

Portanto, nesse texto, vamos abordar quais os benefícios de usar dashboard de gestão no Centro Cirúrgico.

O dashboard de centro cirúrgico ajuda a compreender os indicadores e definir novas estratégias e tomada de decisão de forma prática, analítica e segura. Acompanhe, a seguir, mais informações sobre o dashboard de gestão.

Dashboard de gestão: organização do centro cirúrgico e gerenciamento de centro cirúrgico.
Dashboard de gestão: saiba mais sobre organização do centro cirúrgico e gerenciamento de centro cirúrgico. | Foto: Freepik.

Como funciona um dashboard de gestão?

Acessibilidade e fácil compreensão são os fatores-chave para a iniciação de um dashboard de gestão, pois, através delas, a organização poderá reduzir custos e agir de forma proativa, acerca da melhoria contínua. Veja, abaixo, os tipos de dashboard:

Dashboard Estratégico

Utilizado para o monitoramento dos indicadores de desempenho, o Dashboard Estratégico deve ser atualizado frequentemente, para criação de relatórios e estudos da gestão.

Dashboard Tático

Ele influencia nas decisões relacionadas aos recursos da empresa e visa mapear objetivos traçados de médio a longo prazo. Especificamente, o Dashboard Tático é aplicado à alta gerência e corpo executivo, que toma as decisões mais relevantes sobre o futuro das organizações.

Dashboard Operacional

Ele lida com as iniciativas operacionais e é voltado ao centro cirúrgico. Podemos citar, como exemplos, as ocupações de leitos, quantos foram utilizados ou estão vagos, e horário de sala. 

Isso significa que, a cada leito ou sala vazios, possivelmente, o hospital está deixando de obter receita. Ou também, a rotatividade desses leitos, se houver um baixo giro, pode significar que os pacientes estão demorando um tempo superior para se recuperar dos procedimentos, proporcionando uma investigação desses casos para identificar se há problemas com o pós operatório.

Como implementar um dashboard?

Conforme dito anteriormente, o dashboard fomenta todas as informações da organização e respectivos clientes, a fim de otimizar seus processos.

Mas, como organizar esses dados para uma visualização mais efetiva e de melhor entendimento para quem analisa? Para isso, existem diversas possibilidades de gráficos e formas de apresentação dos indicadores. Portanto, para elaborar painéis eficientes, o fator design deve ser levado em consideração: utilize cores adequadas e uma disposição harmoniosa dos dados, ou seja, deve ter uma continuidade e sentido, como se tivesse contando uma história.

Antes dos passos acima, é primordial traçar uma técnica de planejamento durante a montagem do dashboard, sendo assim, coesão e coerência são determinantes para a real proposta do projeto, além de que, não adianta investir em visual, se a mensagem não condiz com a proposta de estudo.

O que colocar no dashboard?

Veja como é possível montar um painel com dados mais relevantes para a gestão:

1. Propósito

Todo trabalho tem um propósito, ou seja, um objetivo claro ao colaborador. Portanto, definir um propósito ao dashboard, contribui para um resultado fidedigno e estabelece relações de confiança com o cliente final.

2. Estabeleça quais dados você deseja monitorar

As informações devem ser relevantes, mensuráveis e devem refletir, positivamente, durante toda a jornada desde o atendimento inicial, até o pós operatório.

3. Atenção ao design

Cores, gráficos inteligentes e organização desses indicadores, contribuem para a compreensão da leitura, contudo, tenha atenção ao excesso de estímulos visuais e excesso de cores. Sendo assim, seja neutro, sem perder a criatividade.

4. Monte uma hierarquia de Informação

Para manter uma linha de continuidade entre um gráfico e outro, aposte em storytelling de acordo com o nível de importância dos dados e métricas que possuem relações entre si.

Como melhorar a gestão no centro cirúrgico?

A rotina em hospitais, sobretudo em centros cirúrgicos, tendem a ser dinâmicas e com alta demanda e complexidade. Por isso, o gerenciamento das equipes, front end, médicos e demais profissionais devem ser monitorados com maior detalhe e atenção.

Gerenciar um centro cirúrgico requer controle e conhecimento dos processos estratégicos e operacionais, de forma precisa e integralizada com os seguintes setores:

  • Atendimento;
  • Admissão e gestão de pacientes;
  • Pré internação;
  • Urgências e emergências;
  • Estoque;
  • Manutenção de faturamento (convênio e SUS);
  • Contabilidade;
  • Orçamento.

O Centro cirúrgico demanda segurança operacional, informação, equipamentos, e principalmente equipe. Essas premissas exigem um bom sistema de gestão, que faça a diferença para garantir a integridade desses parâmetros.

A gestão de um agendamento cirúrgico começa pela solicitação do procedimento, e a partir desse primeiro ponto de contato, é possível ter acesso aos dados do paciente. E, geralmente sendo necessário posterior análise e autorização dos procedimentos que serão realizados, para dar continuidade à solicitação.

Na marcação de procedimentos cirúrgicos, um sistema de gestão auxilia o profissional a ter uma melhor visibilidade dos agendamentos do paciente, a fim de manter a agenda de acordo com a disponibilidade, assim como demais informações, como por exemplo equipe envolvida, insumos, banco de sangue, reserva de leito, e outros dados técnicos do agendamento. E, caso algum dado não esteja dentro da conformidade, o sistema emite um ponto de atenção, bloqueio ou alerta. Caso esteja dentro da normalidade e disponibilidade do centro, a intenção da cirurgia será aceita, o paciente e equipe serão direcionados à realização do procedimento, e os itens solicitados serão providenciados e  separados em determinadas quantidades, evitando desperdício de materiais.

Após esses registros, o consumo de materiais ou medicamentos é identificado. No documento são inseridas todas as atividades executadas, quais os profissionais responsáveis, qual o procedimento efetuado, data e hora, integrantes da equipe, materiais, medicamentos e OPME utilizados. No momento da identificação do uso dos insumos, o sistema gera de forma automática uma solicitação de devolução dos mesmos, se não forem utilizados, devido por exemplo à suspensão da cirurgia ou falta do paciente.

4 benefícios de usar o dashboard de gestão no centro cirúrgico

Entre os benefícios da utilização do dashboard de gestão no centro cirúrgico, podemos citar:

Melhora dos processos de tomada de decisão

As equipes de trabalho são gerenciadas para que tenham o mesmo objetivo e uma comunicação mais eficaz. Portanto, a ocorrência de erros diminui e os prejuízos podem ser reduzidos.

Organização e segurança da Informação

A partir de um sistema, é possível registrar os dados, informações para conhecimento do cliente e realizar agendamentos de acordo com as necessidades do paciente, equipe e estrutura, e garantindo confidencialidade entre as partes.

Aumento da eficiência

Comunicação entre todas as equipes, favorecendo a produtividade e sinergia da empresa de forma transparente e contínua, uma vez que os processos de tomada de decisão garantam uma alta performance do início ao fim da relação empresa/cliente.

Visibilidade dos dados

O dashboard deve estar à disposição dos colaboradores de acordo com sua área de atuação, pois é possível identificar o objetivo claro da empresa e como os departamentos estão operando entre si, para um melhor funcionamento  das operações.

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